Retrato: Jorge Drexler

Jorge Drexler é um cantor e compositor nascido no Uruguai, tem já uma longa trajectória na música e nas artes. A sua carreira conta com catorze álbuns de estúdio, sua obra foi já galardoada com um Oscar (2005), sete Grammys Latinos (2014, 2018, 2021), um Goya (2011) e uma Biznaga de Plata, entre outros prémios.

Jorge Drexler regressará a Portugal em novembro de 2024, para apresentar o espéctaculo “Voz y Guitarra” no Porto e em Lisboa. O artista uruguaio actua na Casa da Música, no Porto, dia 3 de Novembro e no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no dia 6 do mesmo mês.

Médico de formação, mudou-se para Espanha em 1995 para se dedicar à sua carraira musical.

“Tinta y Tiempo” é o mais recente trabalho discográfico de Jorge Drexler, que não podia prever no que se tornaria quando iniciou o processo criativo. As primeiras canções começaram a sair durante o confinamento, quando a incerteza e a dificuldade se tinham convertido em quotidiano. O cantor e compositor uruguaio conseguiu ultrapassar esse antagonismo transportando-se para um universo cheio de luz. Assim nasceu “Tinta y Tiempo”: um trabalho brilhante, generoso, abundante, que se tornou imprescindível no seu repertório.

“Salvavidas de hielo” (2017), o seu penúltimo disco, baseia-se na sonoridade da guitarra e foi gravado integralmente com guitarras e vozes, usando essa limitação como fonte de inspiração e criatividade. Em Janeiro de 2018 foi nomeado para um Grammy na categoria Melhor Álbum Rock, Urbano ou Alternativo e no outono do mesmo ano obteve cinco nomeações para os Grammys Latinos, vencendo três galardões: Gravação do Ano, Melhor Canção e Melhor Álbum Cantautor.

No início de 2019, Drexler apresentou o espectáculo “SILENTE”, em que visita a sua discografia num cenário carregado de significado visual e sentimental. Um concerto unipessoal, onde a voz e a guitarra proporcionam um espectáculo singular em que o som e o silêncio, a luz e a escuridão partilham o protagonismo.

Em Setembro de 2020, a sua canção “Codo con codo”, criada e apresentada de maneira singular coincidindo com a pandemia mundial, recebeu uma nomeação para os Grammys Latinos, na categoria Canção do Ano.
Em Novembro de 2021 o seu trabalho com C. Tangana nas canções “Nominao” e “Hong Kong” foi premiado com Grammys Latinos.

Depois da publicação de “La guerrilla de la concordia” em Julho de 2021 e “Tocarte” em Outubro do mesmo ano, o artista continuou a trabalhar no seu novo e aguardado disco, “Tinta y Tiempo”, editado na primavera de 2022.

Com um perfil difícil de definir, os seus textos inspirados em diferentes áreas do conhecimento são poliédricos e submergem-se igualmente nos mundos da poesia e da ciência. O que não deixa dúvidas é o seu espírito incansável de busca e de experimentação com a música. A sua paixão pela prosa e pelo verso, pelas décimas e pela palavra, além da sua destreza única para expressar as emoções das pessoas, que se junta a uma vontade fervorosa de criar pontes entre diferentes culturas e procurar a empatia entre todas as sociedades do mundo moderno.

Inscreva-se agora para continuar a receber todas as notícias (só de música).

Política de privacidade


Comentários

Deixe o seu comentário: